sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Vida Deixada para Depois

Ouvimos falar muito em como deixamos tudo para a última hora, a famosa procrastinação em tomar decisões, cumprir prazos, tarefas que somos responsáveis por executar e que ainda assim vamos adiando.

O que as pessoas pouco falam é sobre procrastinar a vida em si. Pois acomodar-se para a vida é aceitar a própria infelicidade.

Depois de entrar ou de terminar a faculdade, depois de conseguir aquele emprego, depois do casamento, depois de fazer aquela viagem, depois de conseguir o aumento de salário ou a promoção tão esperada para um cargo mais elevado. Já escutei até:

­- Depois da aposentadoria, vou começar a curtir de verdade.

 Vamos admitir, há pelo menos uma questão em nossas vidas que temos deixado para depois.

Quantos depois estão guardados, deixando o ser feliz para depois.

Pobre depois. Geralmente ele não dá conta de atender a todas essas expectativas e acaba frustrando muita gente, porque depois que o depois chega e a felicidade não aparece, ninguém entende porque se sacrificar tanto por uma realização que não trouxe a satisfação esperada. Grande ironia não?

Exemplos não faltam... Você não suporta mais seu trabalho, mas vai enrolando para pedir demissão até quase ter um colapso nervoso. Deixa para depois o que poderia ter resolvido desde que perdeu a satisfação no emprego. E o relacionamento que não faz bem para ambos, mas as alianças de casamento já foram compradas. Prefere deixar para depois, e permanece infeliz.

Com o óbvio tudo parece ficar mais fácil. Tanto faz quão rico ou importante você é. Ninguém está livre de sofrer nesta vida e embora todos os seres humanos do planeta Terra parecem saber disso, poucas são as pessoas que realmente conseguem enxergar além do próprio umbigo e dão valor ao que tem.

Então que tal começar agora a eliminar as pendencias acumuladas ao longo da vida?  Perde-se muito pela espera, há muito nesse mundo para ver, sentir, ouvir, falar e amar.  Não é atoa que são elaboradas listas com títulos do tipo 1000 Lugares Para Conhecer Antes de Morrer, seguindo o mesmo para filmes, livros, vinhos, e etc. Alguns títulos são 1001, 100, 50. As listas assim como o mundo se renovam e se ampliam. Por que não se renovar também? Há muito para se viver. Não se deixe em stand by.

Faça o que tem vontade, não faça o que não tem. Não digo fazer a vontade criada pelo capricho e sim aquela vontade que está dentro de você, se analise, saiba o que quer de fato e descubra o que lhe tornaria um humano realizado. Simples? Nem um pouco. Mas começar a se livrar dos fantasmas do ócio, do receio, da comodidade, do preconceito, ou qualquer outra coisa vai te fazer ser mais completo.

Pode ser uma nova profissão, um pedido de desculpa, um novo amor, uma viajem, assumir sua sexualidade, dizer umas verdades pra quem merece ou até o divórcio.

Não é minha intenção fazer apologias ao que quer que seja ou estragar o casamento de alguém, mas se isso vai te libertar das amarras, vá em frente.

Porque enquanto cada segundo é desperdiçado pela espera, a vida continua cheia de beleza, cor e diversão.  Logo,  você sabendo que pode vivenciar tudo isso, já é um privilegiado (infelizmente sabemos que muita gente não pode).

Enfim, sei que esse assunto pode parecer meio clichê, mas de maneira nenhuma quero que seja considerado como tal. Esse texto é apenas para lembrar o quanto o amanhã é incerto e não vale a pena anularmos o agora idealizando essa incerteza.

Nenhum comentário: