sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dias Para Sempre


 
Não sei ao certo descrever os dias que marcaram minha vida, mas sei de fatos que aparecem de repente sem que eu precise pensar neles. Pode ser uma lembrança de infância, adolescência ou até mesmo um momento de adulta.

Da minha infância lembro-me das brigas com minhas irmãs, lembro-me da boneca que eu não pude ter que batia palmas e falava... A vez em que cai do balanço e fiz um galo na cabeça, as férias na casa da avó e escutar suas histórias, jujuba, bala de caramelo, brincar, subir em arvores, pique-esconde, pular elástico, amarelinha, brinquedos, tomar banho com outras crianças, andar pelada ou só de calcinha por aí sem se importar com nada, banho no tanque, propagandas dos brinquedos da Estrela, programa da Xuxa, Mara Maravilha, aprender a andar de bicicleta, brincar na chuva, Caverna do Dragão, Muppet Babies, Trem da Alegria, apanhar, chorar, brincar de casinha, sujar-se, correr, desenhar na calçada com tijolo, jogar queimada, carrinho de rolimã, ciranda.

Na adolescência sempre introvertida, trocava as aulas de educação física pela biblioteca da escola, passar de ano, primeiro beijo, melhores amigas, revistas Capricho, Toda Teen e a minha favorita a revista Carícia onde encontrava dicas de paquera, astrologia, textos, entrevistas com atrizes jovens que estavam iniciando carreira, dicas de moda, assistir o Programa Livre, ouvir Legião Urbana, comprar CDs, sair com as amigas, escrever versinhos no caderno das colegas do colégio, fumar cigarro só para parecer “descolada”, decepção com namorado, medo de engravidar, vergonha do corpo, sonhar acordada com um futuro aparentemente distante, ginecologista, anticoncepcional, primeiro porre, pensar em um mundo e se desiludir com ele ao descobri-lo diferente do idealizado, revoltar-se com tudo e todos e pensar ser capaz de conseguir tudo.

Ser adulta e as implicações que isso traz como: Pagar e fazer contas, decisões importantes, correr atrás de objetivos, votar, discutir temas polêmicos, entrar na faculdade, terminar um relacionamento de anos e seguir em frente, trabalhar, preocupar-se com a alimentação, responsabilidades, ter pouco tempo disponível, pensar não ser capaz, constituir família, manter uma casa, chopp com os amigos depois do serviço, drinks, open bar, gostar de programas como Lost, Sex and the City, Friends, 24 Horas. Desejar voltar a ser criança ou adolescente, apego as coisas materiais, criar filhos, jornal, nostalgia, trânsito, tentar largar o vicio do cigarro, ser independente.

Enfim... Momentos que só você viveu ficam marcados para sempre na memória, mas assim como a frase da música do Frejat... A ti desejo não parar tão cedo, pois toda idade tem seu prazer e medo”. A cada ano que passa a experiência também passa, portanto os momentos são únicos cada qual com suas identidades exclusivas e cada fase que passamos nos fazem as pessoas que nos tornamos hoje e para sempre.

Nenhum comentário: